APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Redação

Notícia

Publicado em 04.05.2018 | 15:17 | Alterado em 11.07.2023 | 14:15

Tempo de leitura: 2 min(s)

Em 2023, 318 escolas da capital paulista começaram o ano letivo oferecendo educação em tempo integral, possibilitando que alunos e professores permaneçam mais tempo dentro da sala de aula.

A Agência Mural mapeou a localização de todas as escolas (confira ao final da reportagem) e conversou com mães sobre as percepções do modelo de ensino.

“Meu filho estuda no período integral, com direito a café da manhã, almoço e lanche no final da tarde”, conta a subgerente de loja Raquel Fonseca, 29, moradora da zona leste. “Com esse método de ensino, as notas melhoraram bastante, acho que é devido a maior carga horária. Quero que ele permaneça nesta escola.”

Dois modelos

O sistema de ensino integral do estado de São Paulo conta com dois modelos. No Escola de Tempo Integral (ETI), o estudante pode participar de aulas, atividades esportivas e culturais durante o contraturno.

Já o Novo Modelo de Escola de Tempo Integral (PEI) é um dos programas prioritários da Secretaria da Educação do estado. Nele, os alunos possuem uma jornada de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. Além das aulas regulares, os alunos contam com disciplinas eletivas e podem participar de grupos de jovens, como de teatro ou literatura.

Outra característica é a presença do professor tutor, docente escolhido pelo aluno para acompanhar o desenvolvimento individual do estudante.

“O ensino integral traz uma série de vantagens para os estudantes e professores”, explica Bruna Waitman, gestora do programa de ensino integral do estado de São Paulo. Ela conta que o objetivo a longo prazo é que qualquer aluno que deseje estudar em uma escola PEI tenha essa opção

“O resultado de aprendizagem dos estudantes do ensino médio dessas escolas é 60% mais alto do que o das outras. Tem muita gente que acha que ensino integral é só sobre o tempo, mas na verdade há muitas oportunidades de desenvolvimento”, completa.

O filho de Maria Letícia Santos, 32, começou estudando em uma escola estadual de ensino regular, mas mudou para outra de ensino integral. “A diferença é evidente. As professoras conhecem as particularidades de cada aluno. Ele tem aulas diferenciadas como horta, educação socioemocional, cultura do letramento e ainda atividades dirigidas no horário do intervalo”, conta.

“Acho que vale muito a pena esse método, pois além de ajudar os pais que precisam trabalhar o dia todo, o aluno ainda tem a possibilidade de imersão total no aprendizado.”

Implementação

ara que uma escola passe a oferecer o Novo Modelo de Escola de Tempo Integral é necessária a adesão da comunidade escolar, que é formada por professores, diretores, estudantes, pais e funcionários da escola.

De acordo com Bruna, os conselhos escolares fazem reuniões nas quais manifestam o desejo da comunidade de ingressar ao programa e enviam as atas para Secretaria de Educação, que analisa os documentos e vê a possibilidade de integrá-las ao programa. A prioridade da escolha estão sendo escolas maiores e com índices de vulnerabilidade mais altos.

Alunos que já estudavam nas escolas que passaram a oferecer o ensino integral são prioridade para matrícula, mas a gestora explica que qualquer aluno que tiver interesse pode estudar em uma das unidades que oferecem o ensino integral.

Confira os endereços das escolas públicas de ensino integral de São Paulo:

Centro
Zona Leste
Zona Norte
Zona Oeste
Zona Sul

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE