APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Divulgação

Por: Redação

Notícia

Publicado em 29.11.2023 | 14:41 | Alterado em 29.11.2023 | 14:49

Tempo de leitura: 2 min(s)

Que o grupo de rap Racionais MC’s faz análises precisas e críticas sobre a realidade brasileira, isso muita gente das quebradas já sabia – em especial quem nasceu na década de 1990 e teve a vida embalada pelas músicas de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. Nesta semana, porém, os artistas romperam também os muros da universidade.

Na última terça-feira (28), o Conselho Universitário da Unicamp (Universidade de Campinas) concedeu ao grupo do título Doutor Honoris Causa, honraria máxima da instituição, concedida a quem tenham contribuído de maneira notável para o progresso das ciências, das letras ou das artes e que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade.

Em 50 anos, a Unicamp já titulou 31 intelectuais com a honraria de Doutor Honoris Causa, mas é a primeira vez que intelectuais negros, periféricos e músicos são contemplados com título.

O grupo de rap do Jardim Ângela, na zona sul da capital, se consagrou por músicas icônicas que retratam problemas estruturais do Brasil, como o racismo e a violência contra os jovens periféricos, sobretudo negros, como “Jesus Chorou”, “Da Ponte pra Cá”, “Diário de um Detento” e “Negro Drama”.

Com a honraria concedida pela Unicamp, os Racionais passam a ser considerados intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro e que fazem análises fundamentais sobre as desigualdades e violências ainda existentes no país.

Das quebradas para o mundo

No início de novembro, a Universidade Federal do Sul da Bahia concedeu o mesmo título ao vocalista do grupo, o rapper Mano Brown. A Unicamp, porém, considerou que o título de “intelectuais públicos” só faria sentido se concedido a todo grupo, pelo seu conjunto poético, estético e político.

A relação dos Racionais com a Unicamp não é recente: desde 2018, as letras do álbum “Sobrevivendo ao Inferno” são leitura obrigatória para o vestibular da instituição e, em 2022, o grupo foi convidado para ministrar uma aula aberta da disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, ministrada pela professora Jaqueline Santos, uma das propositoras da concessão do título ao grupo. 

“Os Racionais MC’s extrapolam a fala do gueto, sem abandoná-lo. Não se restringem à crônica cotidiana, mas a revelam. Interpretam o Brasil a partir de outro lugar, por tempo demais percebido como objeto de reflexão e não como sujeito da própria reflexão”, pontuaram os docentes Jaqueline Santos, Omar Thomaz e Daniela Vieira no documento de proposição do título.

Com informações da Unicamp

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE