APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Arquivo SEME

Por: Sarah Fernandes

Notícia

Publicado em 18.08.2023 | 14:23 | Alterado em 18.08.2023 | 14:23

Tempo de leitura: 1 min(s)

Você sabe onde estão as ruas de lazer nas periferias de São Paulo? A capital paulista conta com 62 ruas de lazer, grande parte delas nas quebradas, mantidas por meio de um programa da prefeitura em vigor desde a década de 1970.

A proposta é fechar o trânsito em determinadas vias aos domingos e feriados, para que o local se torne um espaço de convívio e brincadeira.

É preciso que os moradores se organizem para solicitar à prefeitura que uma determinada via seja transformada em rua de lazer. Na capital paulista, é preciso apresentar à subprefeitura um abaixo assinado com a assinatura de ao menos 80% dos moradores da rua, a lista de pessoas responsáveis pelo espaço e um mapa da rua.

Acesse o passo a passo aqui.

Vale ficar atento: as ruas de lazer são implantadas a partir de uma demanda dos moradores, diferente do que ocorre com vias incluídas no programa paulistano Ruas Abertas, lançado em 2016. Nele, as vias são fechadas por iniciativa da própria prefeitura.

Em 2023, apenas a Avenida Paulista segue ativa no programa Ruas Abertas. Em junho, a prefeitura lançou uma consulta pública para incluir cinco ruas do bairro da Liberdade no programa. Independente do resultado, a iniciativa seguirá concentrada na região central da cidade.

Desde que o Programa Ruas Abertas foi criado, a maioria das vias beneficiadas estavam nas zonas centrais da cidade, como as avenidas Engenheiro Luiz Gomes Cardim Sangirardi, na Vila Mariana, zona sul; e a avenida Sumaré, na Lapa, zona oeste.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Sarah Fernandes

Jornalista e geógrafa, com foco em direitos humanos e ambientais. Reúno mais de 10 prêmios de reportagem, entre eles dois Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Atualmente é Editora na Agência Mural.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE