APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Saiba como obter remédios que estão em falta nos postos de saúde

Medicamentos em falta podem ser encontrados gratuitamente na rede Farmácia Popular do Brasil e em drogarias particulares credenciadas pelo Ministério da Saúde

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 22.11.2016 | 14:20 | Alterado em 18.05.2023 | 16:05

Tempo de leitura: 3 min(s)

PUBLICIDADE

Após uma consulta no Hospital Dia da Vila Guilherme, na zona norte de São Paulo, o contador Davison Rodrigues, 51, não encontrou, na farmácia local, a medicação receitada pelo cardiologista: Furosemida e Enalapril.

“Moro em Itaquera [na zona leste] e é a primeira vez que venho aqui. Vou no posto do meu bairro para tentar conseguir, mas, se não tiver, o jeito é pagar. O pior é que tenho vários exames pra fazer e acho que também vai demorar”, lamenta ele a falta de medicamentos na rede municipal.

O contador desconhecia que os medicamentos em falta, assim como outros indicados para hipertensão, diabetes e asma, podem ser encontrados, gratuitamente, na rede Farmácia Popular do Brasil, e nas drogarias e farmácias particulares, credenciadas pelo Ministério da Saúde. Remédios para outras doenças também estão disponíveis, com descontos de até 90% do preço normal.

Para ter acesso ao benefício, basta levar a receita e um documento com foto, que tenha o número de CPF, às unidades do programa ou aos estabelecimentos com a faixa “Aqui Tem Farmácia Popular”.

Na região da subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme, a loja própria da rede fica na avenida Guilherme Cotching, nº 1061. A cidade de São Paulo tem mais 12 unidades espalhadas pelos bairros de Campo Limpo, Freguesia do Ó, Penha, Pirituba, Santana, Santo Amaro, Saúde, Sé, Tatuapé, Vila Mariana, Vila Prudente e Vila São José. O Disque Saúde – telefone 136 – dá informações gerais sobre o programa.

Saúde sem remédio

Embora a saúde seja o fator de qualidade de vida mais importante para os paulistanos, com média 8,0, a pesquisa IRBEM 2016 também revela que a maioria não aprova os serviços de saúde pública do município. O nível de satisfação tem caído, e a nota em 2016 foi de 4,5, a mais baixa dos últimos sete anos.

O site e o aplicativo Aqui Tem Remédio, criados para auxiliar a população, mostra a gravidade da situação na capital. O 32xSP realizou pesquisa no site e confirmou a falta de medicamentos de uso contínuo nas 570 farmácias municipais, de todas as regiões.

Entre eles, está o Omeprazol, para tratamento de gastrite; o Losartana, para hipertensos; Sinvastatina 10 mg, para controle do colesterol; e Alendronato de Sódio, para osteoporose. No levantamento, a informação é de que os medicamentos estão “em processo de compra pela Prefeitura de São Paulo”.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde justificou a falha. “Houve aumento de 30% no consumo de medicamentos e insumos este ano em relação a 2015, resultado do aumento de pacientes na Rede Municipal e da crise econômica.”

“A média mensal de pessoas que retiram remédios e insumos passou de 520 mil para 676 mil. Isso alterou os estoques e o planejamento de compras e, por isso, novas aquisições estão em andamento.”

Além disso, a secretaria alega que “a falta de medicamento também está associada ao não cumprimento dos contratos por parte dos fornecedores que, neste caso, são multados pela prefeitura.”

A secretaria também informou que a Sinvastatina 20 mg está com o estoque regularizado na rede e as demais posologias estão em processo de compra. O Alendronato de Sódio 70 mg está em fase final de compra. Este medicamento é de alto custo e a responsabilidade de fornecimento é do governo estadual, porém o município também fornece.

O Omeprazol está em processo de compra e também é disponibilizado pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular.

PUBLICIDADE

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE