APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Matheus Piggozi/Agência Mural

Por: Redação

Notícia

Publicado em 12.07.2023 | 11:04 | Alterado em 12.07.2023 | 13:07

Tempo de leitura: 3 min(s)

Na última segunda-feira (10), o governo de São Paulo lançou o Provão Paulista, uma nova prova que vai permitir a entrada de estudantes de ensino médio da rede estadual, incluindo aqueles das Etecs, a cursos de universidades públicas do estado, como Unicamp, USP e Unesp, e Fatecs.

O Provão Paulista adotará um formato semelhante ao de um vestibular, com a realização de uma avaliação presencial supervisionada nas escolas estaduais em uma data específica.

A prova começa a ser aplicada em novembro deste ano de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. A expectativa é oferecer o acesso direto a 13 mil vagas por meio do novo teste para o início de 2024.

Na tabela abaixo, separamos algumas semelhanças e diferenças entre o Provão Paulista e o Enem:

ENEM PROVÃO PAULISTA
Criação Foi criado pelo governo federal em 1998 para avaliar o desempenho escolar dos alunos no término da educação básica (9º ano) e do ensino médio. Em 2009 passou a ser utilizado como forma de ingresso ao ensino superior. Foi criado pelo governo estadual de São Paulo em 2023. O objetivo é diminuir a evasão escolar e garantir a entrada de mais estudantes a universidades públicas do estado.
Beneficiados Permite o ingresso por alunos do ensino particular e público em universidades públicas e particulares e Fatecs de todo o país por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Estudantes do ensino médio da rede pública e de Etecs para universidades do estado de São Paulo: Unicamp, Unesp, USP, Univesp e Fatec.
Vagas Para 2024, o Sisu, modalidade de ingresso pelo Enem em universidades públicas, promete oferecer mais de 225 mil vagas. Não existe informações sobre as demais modalidades O Provão Paulista oferecerá, no total, 13 mil vagas para o ano de 2024
Prova No Enem, o participante responde a 180 questões objetivas e uma redação. A aplicação da prova ocorre em dois dias, geralmente, no mês de novembro, pouco antes do calendário das universidades. Segundo o governo de São Paulo, a avaliação seguirá os moldes de vestibular, com aplicação presencial fiscalizada nas escolas estaduais, em data única, ainda não especificada.
Taxa de inscrição As inscrições para o Enem de 2023 já começaram e ficarão abertas até 16 de julho. A taxa é de R$ 85 e existe a possibilidade de isenção para pessoas de baixa renda, alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública ou bolsista de escola particular. Contudo, o pedido de isenção já encerrou este ano Até o momento, o governo não confirmou se o exame será gratuito.
Aprovação O resultado do Enem vale por até cinco anos. No entanto, esteja atento à política de ingresso em instituições de ensino superior para entender se ela segue o mesmo prazo.  O Provão será seriado, ou seja, aplicado para alunos de todas as séries do ensino médio. No primeiro ano de aplicação, os alunos do último ano concorrerão às vagas com o resultado da pontuação feita no exame. Já nos demais anos, a nota será acumulativa.
Cotas Quem presta o Enem pode concorrer a uma vaga em universidades públicas utilizando o sistema de cotas raciais, sociais e para pessoas com deficiência pelo Sisu. Segundo o portal Terra, com informações do Estadão Conteúdo, as universidades destinarão vagas para alunos pretos, pardos e indígenas, por enquanto Unesp, das 980 vagas, 343 serão destinadas para cotas, Usp, de 1,5 mil vagas, 555 serão para cotas raciais.
Com informações do governo do estado, governo federal e portal Terra.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE