APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Saúde e violência contra a mulher foram destaques em Jaçanã/ Tremembé

A audiência contou com um público aproximado de 200 pessoas

Image

Por: Redação

Publicado em 10.04.2017 | 20:00 | Alterado em 10.04.2017 | 20:00

Tempo de leitura: 3 min(s)

Jacira Reis, 59, moradora do Jardim Jaçanã, advogada, presidente do IDEAM Instituto de Defesa e Apoio da Mulher e representante da Rede Social Jaçanã/Tremembé foi uma das 17 pessoas a falar na audiência pública do Plano de Metas, ocorrida no último sábado (8), na região do Jaçanã/Tremembé. Em seus três minutos pediu uma casa para atender mulheres vítimas de violência e a ideia foi aplaudida por todos os presentes.

“Sabemos, pelo número de mulheres que atendemos, que o índice de violência aqui na região é muito alto em relação a elas. Inclusive, nós temos um abaixo assinado também para fazer uma delegacia da mulher anexa ao 73º DP. E também vimos a necessidade de uma casa de acolhimento à mulher vítima de violência, que não pode voltar para casa e muitas vezes não tem familiar”, explicou.

Leia todas as reportagens do Especial Plano de Metas (2017-2020)

A maior parte dos moradores presentes no CEU Jaçanã sugeriu melhoras na área de saúde. Jaqueline Almeida, 30, dona de casa e moradora da Vila Zilda, estava no auditório com o filho Brian, de dois meses. Ela também é mãe de outras duas meninas, uma de 14 anos e outra de 12, que teve paralisia cerebral e usa cadeira de rodas. “Fui marcar consulta no ginecologista para só daqui a seis meses. Pediatra para ele – aponta para Brian – sabe para quando? No mês de agosto. Não consigo nada para minha filha especial. Faz três anos que ela está sem fisioterapia, desde que ela fez a cirurgia no quadril. Ela fazia na clínica da Uni Sant’Anna, que ficava perto da caixa d’água da avenida Guapira, mas fechou. Ela passa agora na AACD e está no SUS esperando uma cadeira de rodas nova porque cresceu, a dela ficou pequena e está machucando o local da cirurgia”, desabafou.

Edna Vigário Lopes, 72, pensionista, moradora do Jardim Hebrom, também fala da demora dos atendimentos de saúde. “Estou com encaminhamento para o ouvido desde agosto do ano passado. Moro aqui e marcaram para mim lá na Freguesia do Ó, justo no dia que teve greve dos ônibus e eu perdi. Voltei para a fila de espera de novo. Fui ao cardiologista e fiz um exame. E o outro exame? Estou na fila de espera de dois exames. Quando vou fazer? Quando vou conseguir atestado”, questionou.

População mobilizada

Image

Os moradores tinham diversas maneiras de dar sugestões

A audiência contou com um público aproximado de 200 pessoas, entre moradores e líderes comunitários, homens e mulheres de todas as idades, crianças e idosos. O evento começou com um vídeo de apresentação dos resultados dos primeiros 90 dias da atual prefeitura regional, mostrando ações do programa Cidade Linda, desassoreamento e limpeza do Córrego da Paciência, reparos em calçadas e guias, buracos tapados e etc.

Na entrada havia lista de presença e em uma mesa havia um jornal de 16 páginas contendo as 50 metas divididas em 5 eixos, com 433 linhas de ação e 325 intervenções (obras e reformas). As inscrições para fala foram feitas no início do evento e, ao todo, 17 pessoas expuseram as demandas em três minutos cada uma.

O representante escolhido pelo prefeito João Doria (PSDB) para apresentar o roteiro do Programa de Metas na região foi Edson Aparecido dos Santos, presidente da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo). A mesa também contava com a participação do prefeito regional do Jaçanã/Tremembé, Alexandre Pires.

Além da saúde e da violência contra a mulher, as reivindicações passaram por temas, como habitação, transporte, segurança alimentar e nutricional, críticas às condições do Hospital Municipal São Luiz Gonzaga e das Unidades Básicas de Saúde dos bairros da região.

A avaliação de Pires sobre a audiência foi positiva. “Foi superpositivo porque a partir do momento que você consegue reunir diversas lideranças, de segmentos diferentes para estar discutindo propostas de políticas públicas para a região é excepcional para a gente”, disse.

Você ainda pode enviar sugestões ao Plano de Metas. Veja aqui como.

Fotos: Aline Kátia Melo

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE