APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Sobre-Viver

Saúde mental: psicólogas negras reforçam a importância da representatividade em consultórios

Participante do BBB 2023 e cria de Osasco, Sarah Aline chamou atenção ao racismo estrutural no BBB

Image

Arquivo Pessoal

Por: Danielle Lobato

Notícia

Publicado em 11.04.2023 | 11:17 | Alterado em 11.04.2023 | 11:17

Tempo de leitura: 3 min(s)

Durante o BBB (Big Brother Brasil) deste ano, a psicóloga Sarah Aline, uma das participantes do programa, chamou a atenção por uma fala que recebeu de outro concorrente.

“Ouvi do Fred que ele não conseguia prestar atenção no que eu estava falando, porque o meu ‘olhar de raiva’. Tipo: “A Sarinha bondosa não existe, essa é a Sarah [má]”, relatou. Esse tipo de situação está longe de ser um fato isolado.

A visualização da pessoa negra como raivosa e agressiva é uma queixa frequente para alguns dos pacientes que chegam até o consultório da Maria Célia Malaquias, 68, moradora do Butantã, zona oeste de São Paulo e autora do livro “Psicodrama e Relações Étnico-Raciais: Diálogos e Reflexões”.

Ela explica que o estereótipo é racista, pois visa o silenciamento da população negra, em especial as mulheres. É quando reações legítimas contra a violência racista são nomeadas como raivosas e agressivas. 

Maria Célia é autora do livro “Psicodrama e Relações Étnico-Raciais: Diálogos e Reflexões” @Arquivo Pessoal

A intensidade das respostas são proporcionais aos ataques sofridos e culpabilizar as vítimas é uma das estratégias do racismo estrutural, defende a escritora.

A fim de debater todas as questões vivenciadas pela população negra, a psicóloga criou o primeiro grupo de interlocução e acolhimento em 1988. “Eu, como mulher preta, percebi a necessidade de ter uma troca entre os meus pares”, relembra.

“Os participantes puderam ter um espaço seguro de reaproximação dos afetos positivos entre pessoas negras, de modo a reafirmar a sua negritude. Na época, sem a internet para divulgar o grupo de apoio, contei com a repercussão do boca a boca para alcançar o público”, lembra Maria Célia. 

Na atualidade, ela remodelou a iniciativa e criou um grupo de estudo sobre psicodrama e relações raciais – uma abordagem de terapia que usa o teatro para diagnosticar e tratar questões de natureza psíquica.

Os encontros são realizados mensalmente de forma online por profissionais das áreas da saúde, educação, psicodramatistas, alunos em formação de Psicodrama e demais pessoas interessadas no tema. 

“O fato de ser online possibilita a participação de pessoas de várias regiões do Brasil, tais como: norte, nordeste, sul, sudeste e centro oeste. É uma forma de aprender, aproximar e falar sobre as relações raciais”, pontua Maria Célia. 

Para participar, basta entrar em contato pelo Instragram @malaquiasmariacelia ou pelo e-mail: [email protected]

Com 41 anos de experiência em clinicar, a psicóloga conta que recebe muitos pacientes pela identificação de raça com a profissional e até mesmo pessoas brancas que estão em processo de letramento racial. 

“As queixas são variadas. Desde os pacientes que tiveram as dores minimizadas ou desconsideradas e acabaram sendo vítimas do preconceito em um ambiente que deveria acolhê-las. Também tem os casais inter-raciais que veem o racismo estrutural interferir na sua afetividade”, diz a psicóloga.

Ao longo da jornada acadêmica, a profissional reforça a importância da inserção da temática étnico-racial na graduação de psicologia. É importante que profissionais negros e brancos estejam preparados para o cuidado com a saúde mental desse público.

“Raramente são estudados profissionais negros dentro das universidades. Percebo que quando se fala de Neusa Santos, por exemplo, autora do livro Tornar-se Negro (Graal, 1983), é porque alunos negros trazem à tona”

Maria Célia, psicóloga

Diante de uma diferença de 38 anos de trajetória, a psicóloga Aline Cardoso, 30, moradora de Campo Limpo, zona sul de São Paulo, analisa que o cenário pouco mudou. Marcada pelo dominador da raça, a profissional se formou em 2015, sem a lei de cotas.

“Quando entrei na universidade, não havia bolsas de estudos destinadas à população negra. Os meus amigos negros também viam e sentiam o racismo estrutural dentro da própria esfera acadêmica e de trabalho, mas as discussões ficavam apenas entre nós.” 

A psicóloga Aline Cardoso sentiu o racismo estrutural na esfera acadêmica @Arquivo Pessoal

A psicóloga acrescenta: “no curso de psicologia, não tem uma abordagem da saúde mental para as relações étnicos-raciais. É preciso ter um preparo para isso. Não basta ser negro, é preciso ser anti-racista! E entender toda a esfera social”.

Para Aline, o racismo pode se apresentar, infelizmente, no comportamento de outro profissional quando diminui ou até mesmo minimiza o sofrimento do paciente.

“Ignora as estruturas sociais e raciais e tende a atribuir os sofrimentos emocionais dos pacientes a questões individuais. Assim, desconsideram que a situação é similar à vida de outras pessoas da mesma raça”, finaliza Aline. 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Danielle Lobato

Jornalista, sagitariana com ascendente em lanches. Mãe de pet, viajante e apaixonada pela vida. Correspondente de Itaim Paulista desde 2016.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE