APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Série de reportagens escrita por jovens da periferia destaca o mercado de trabalho

Image

Por Redação | 13.05.2016

Publicado em 13.05.2016 | 21:19 | Alterado em 27.02.2024 | 21:39

Tempo de leitura: 1 min(s)

Jovens que integram agências de notícias focadas na periferia como a Vozes da Vila Prudente e Periferia em Movimento realizaram uma série de reportagens sobre o universo do mercado de trabalho. Os temas transitaram desde a importância de se refletir sobre o trabalho na atualidade e entender os direitos trabalhistas quanto a alternativas profissionais ligadas à arte e tecnologia.

crédito: Mariana Lima
Ação realizada pelo GEP em março deste ano. crédito: Mariana Lima

A informalidade de trabalho foi um dos exemplos abordados na matéria “Uma reflexão sobre o trabalho e os dias de hoje”, escrita por Gloria Maria, 16, do Vozes da Vila Prudente. A jovem trouxe o exemplo dona Josefa, 50, moradora do Paraisópolis, na zona sul da capital, vendedora de café e bolo em frente ao estádio do Morumbi.  “Com toda essa crise está muito difícil arrumar um emprego formal. Antigamente havia uma facilidade de arrumar um trabalho de empregada doméstica , hoje não mais ”, contou a empreendedora.

Leia também: Donas do próprio negócio, mulheres de Mauá abrem lojas de doces a produtos africanos

Já na reportagem “De olho nos direitos trabalhistas”, a jovem jornalista Mariana Caires, 22, destacou a necessidade de manter-se sempre informado sobre o cumprimento dos direitos trabalhistas. Para explicar sobre o assunto, Mariana entrevistou o advogado Ribamar Machado, coordenador da Roda de Estudos Jurídicos do Centro de Arte e Promoção Social (CAPS). Segundo Machado, “é importante que o jovem vá à empresa antes, converse com seus funcionários e saiba sobre os direitos que a vaga assegura”.

Confira aqui todas as reportagens que compõe a série.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE