Campanha "Devolve meu ônibus" pressiona prefeitura pelo aumento de viagens nas linhas da capital paulista
Romulo Cabrera/ Agência Mural
Por: Jacqueline Maria da Silva
Notícia
Publicado em 07.11.2023 | 17:27 | Alterado em 27.02.2024 | 17:38
Você tem a impressão de que os ônibus de São Paulo estão mais lotados e demorando mais para passar no ponto? Pode não ser só uma sensação. Em 10 anos, a cidade teve uma redução no número de viagens por linhas de ônibus de 1 bilhão, em um processo intensificado na pandemia.
Isso é o que mostra um levantamento da plataforma “Devolve meu ônibus“, desenvolvida por instituições como o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), a Minha Sampa, o Instituto Pólis e a Rede São Paulo.
A iniciativa visa pressionar a prefeitura da capital paulista pelo retorno das viagens suspensas sem justificativa. Para isso criou um canal direto para enviar um e-mail para o gabinete da prefeitura e do prefeito Ricardo Nunes (MDB), pelo site Devolve Nosso Busão, Nunes!
Os dados da campanha foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação e mostram um cenário alarmante e desigual, já que as diferentes regiões da cidade não são afetadas da mesma forma.
A zona leste de São Paulo, por exemplo, teve a maior diminuição no número de viagens da cidade entre 2019 e 2023: pelo menos 69 mil a menos. Na sequência vem a zona norte, com 56 mil viagens a menos.
Algumas linhas chegaram a diminuir em mais da metade o número de viagens. A maior parte delas vão das periferias para o centro.
Confira as linhas linha com maior redução na circulação de ônibus:
Quer saber o que significa numeração das linhas? Confira no vídeo:
Repórter da Agência Mural desde 2023 e da rede Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project. Vencedora de prêmios de jornalismo como MOL, SEBRAE, SIP. Gosta de falar sobre temas diversos e acredita do jornalismo como ferramenta para tornar o planeta melhor.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]