APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

Vagas para educador social são algumas das mais ofertadas na periferia

Image

Por Lucas Veloso | 02.08.2016

Publicado em 02.08.2016 | 18:23 | Alterado em 27.02.2024 | 21:39

Tempo de leitura: 2 min(s)

No ar desde fevereiro deste ano, milhares de vagas foram cadastradas e divulgadas por meio do GEP. Entre todas, algumas se destacaram pela quantidade de vezes que apareceram como oportunidades. Uma delas é a profissão de orientador socioeducativo, também conhecido como assistente social.

O Orientador socioeducativo é, geralmente, a pessoa de nível superior que atua defendendo os direitos humanos e facilitando o acesso da população a políticas sociais como saúde, educação, previdência social, cultura, entre outros.

Um exemplo desse profissional é o artista visual Marcos Paulo de Jesus Horácio, 31. Ele desempenha esta função com um grupo com 60 jovens de 14 a 18 anos em uma instituição que desenvolve atividades com adolescentes beneficiários do Bolsa Família, em medida socioeducativa ou que se encontra em risco pessoal e social.

“A proposta é assegurar um espaço que possibilite o convívio social, a promoção, o protagonismo e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Contribuir também para a capacitação dos jovens para atuar como agentes de transformadores e desenvolvedores de sua comunidade”, afirma Horácio.

Confira algumas vagas para educador social

No mercado de trabalho, a profissão está presente nas prefeituras com direcionamento para a área educacional. Na capital de São Paulo, estes profissionais trabalham sobretudo nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), ambas as iniciativas públicas trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social, sobretudo, crianças e jovens.

Para exercer a profissão, é necessário cursar a graduação em Serviço Social e obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social do estado onde trabalha. Ainda assim, de acordo com Horácio, nem tudo são flores. “Meu contrato e com a instituição não há um sindicato especifico e há pouco reconhecimento sobre a profissão”, relata.

A grande parcela dos assistentes sociais brasileiros, segundo o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) atua no setor público. A média salarial varia de acordo com a região do país, bem como a titulação, tempo de experiência e a especialidade.

Média salarial

De acordo com um levantamento realizado pelo site de empregos Catho, a média salarial destes profissionais se encontra na casa dos R$ 1.389. Um projeto de lei em andamento pretende alavancar para 3.720 reais, a jornada de 30 horas semanais.

A trajetória do artista visual acabou o levando para a área social, além de ajudá-lo a desenvolver as atividades com os jovens com uma vida parecida com a dele na infância. “Sou morador de favela também, frequentei alguns projetos como audiovisual, jornalismo e gostei muito fui fazer curso de fotografia. Depois ingressei na faculdade de artes visuais e fiz escola livre de patrimônio cultural”, ressalta.

“Sou agitador cultural na minha quebrada. Acho que a rua me ajudou muito, igual a faculdade, aliás, a rua é faculdade também”, reafirma o orientador que se sentiu atraído pela educação logo que teve acesso a conteúdos da área.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE