APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Redação

Opinião

Publicado em 15.08.2022 | 19:27 | Alterado em 25.08.2022 | 10:49

Tempo de leitura: 2 min(s)

Eleições têm o potencial de mexer com as expectativas e as discussões sobre melhorias na sociedade. Mas até agora, o que estamos vendo, infelizmente, é um Fla-Flu que discute a validade ou não da democracia – que está, de verdade, em risco. E nós, nas periferias, como é que estamos vivendo este ano eleitoral?

A crise pós-Covid, cujo impacto só foi exacerbado pela falta ou destruição de políticas públicas, que atendem as populações que mais precisam delas, colocou mais obstáculos no nosso cotidiano, e nos impede ainda mais de entrar neste debate tão importante. O aumento vertiginoso da desigualdade, a fome e o desemprego ampliaram nosso corre para sobreviver.

Mas como é que nós, organizações jornalísticas que cobrimos e servimos prioritariamente aos moradores das periferias, podemos fazer nosso trabalho para mostrar que, sim, há uma disputa muito importante da qual devemos participar: a defesa da democracia?

Ao longo dos próximos meses, buscaremos mostrar como o sistema eleitoral funciona e a relação direta do impacto das escolhas que serão feitas nesta eleição e as periferias. Lançaremos o Pega Visão, uma série de vídeos com informações detalhadas sobre a disputa eleitoral com um passo a passo para ajudar nesse processo de escolha e em todos os cargos — porque apesar de nacional, deputados e senadores causam impacto na nossa vida nas quebradas.

Vamos explicar por que a democracia é o caminho para conseguirmos as mudanças necessárias e para construir as soluções possíveis.

Também iremos desmentir boatos, propagandas e desinformações que surgirem durante a campanha em grupos de zap de nossos bairros e cidades. Essa checagem será feita em quatro comunidades da Grande São Paulo a partir de um projeto que vamos lançar no próximo mês em parceria com a Lupa e o WhatsApp.

Seguiremos ainda nossa cobertura do dia a dia, que vai trazer à pauta as necessidades que vivemos e como tudo se agravou, como as 80 mil mortes na Grande São Paulo por conta da pandemia, o corre de quem estuda para chegar à universidade ou até mesmo o sonho daquela estação de trem e metrô que estamos aguardando pra chegar em casa.

Nós temos uma editoria que fala muito da nossa postura sobre isso: Democratize-se! Este nome tem a ver justamente com garantir um espaço para trazer as vozes periféricas que buscam a igualdade de oportunidades e direitos para seus bairros e cidades. Porque não basta o voto. Viver a democracia significa engajar-se cotidianamente no que é nosso. Os mandatos são dados pelos eleitores, né?

E será assim nessa disputa.

Evidente que democratizar vai muito além das eleições, e as periferias sentem isso na pele cotidianamente. Mas respeitar e fazer valer o resultado da votação é o mínimo.

Vamos juntos?

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE