Material retoma boato de 2021 com imagens e áudios descontextualizados
Por: Renan Cavalcante
Verificação
Publicado em 04.11.2022 | 12:08 | Alterado em 04.11.2022 | 12:08
Circula em grupos de WhatsApp de Capão Redondo um vídeo de pouco mais de um minuto que afirma que uma mulher teria chamado o presidente Jair Bolsonaro (PL) de “noivinha do Aristides” e que, depois disso, teria sido presa.
O vídeo também aponta que teriam sido encontradas novas provas no celular de Gustavo Bebianno, ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da presidência, morto em 2020, que confirmariam o caso entre os dois ― dando a entender que, entre as provas, estariam fotos de Bolsonaro e Aristides.
Confira a verificação:
O conteúdo analisado pelo Papo Reto no Zap é falso. O vídeo começa afirmando que, em 2021, uma mulher teria chamado o presidente Jair Bolsonaro (PL) de “noivinha do Aristides” e que, depois disso, teria sido presa, o que é falso.
A história começou com uma informação falsa publicada no Twitter de que uma mulher teria sido presa em Resende (RJ), depois de usar o xingamento homofóbico contra Bolsonaro. A fala foi negada pela mulher, mas o caso ganhou visibilidade nas redes sociais.
No vídeo, também aparece uma foto antiga de dois militares, aparentemente um casal, abraçados, e uma legenda identificando os dois como Bolsonaro e Aristides. A imagem já foi checada pela Lupa e mostra dois militares estadunidenses do acervo de fotos Homo History.
Logo em seguida, o material traz um print de uma reportagem com o título “Janones diz que está com celular de ex-ministro Bebianno: ‘Será apoteótico”’. A notícia foi publicada pelo jornal Estado de Minas e confirma o que foi dito por Bebianno no vídeo, mas não faz qualquer ligação com o suposto relacionamento de Bolsonaro.
Outra informação falsa divulgada pelo vídeo é a de uma matéria do R7 com o título “Mensagens em celular de Bebianno revelam o caso homossexual entre Bolsonaro e Aristides…”. A notícia não foi publicada pelo site R7.
O narrador ainda diz que a imagem da suposta matéria do R7, que mostra Bolsonaro e outro homem de sunga, seria de uma “orgia ocorrida no banheiro do exército”. A foto, na verdade, é de Jair Bolsonaro com o seu filho Carlos Bolsonaro.
O vídeo também tem um áudio em que Bolsonaro fala “ele não está apaixonado por mim não, mas está me namorando”. A gravação foi extraída de uma fala em 20 de maio de 2021, em que Bolsonaro se refere a Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, querer que ele volte para o Partido Progressista.
Jornalista. Pós-graduando em Jornalismo de Dados. Correspondente do Jaraguá desde 2018.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]