APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Papo Reto No Zap

Vídeo mostra abordagem policial feita a torcedores no Ceará, não a eleitores

Gravação foi feita em abril durante revista em integrantes da Torcida Jovem do Sport Recife

Image

Por: Evelyn Fagundes

Verificação

Publicado em 03.11.2022 | 16:45 | Alterado em 03.11.2022 | 16:45

Tempo de leitura: 2 min(s)
Esta verificação foi produzida em parceria com a Lupa e com apoio do WhatsApp WhatsApp_Logo_1

Circula em grupos de WhatsApp de Guarulhos um vídeo que mostra dezenas de pessoas em uma abordagem da polícia em uma estrada. No vídeo, enviado aos grupos em 30 de outubro, há o seguinte texto: “eleitores são tratados como marginais no Nordeste”.

Confira a verificação do conteúdo:

Eleitores são Tratados como marginais Nas estradas Do Nordeste

Texto em vídeo que circula no WhatsApp

O conteúdo analisado pelo projeto Papo Reto no Zap é falso. O vídeo é o registro de uma revista feita pela Polícia Militar do Ceará em integrantes da Torcida Jovem do Sport Recife em 3 de abril deste ano. Os torcedores estavam viajando para a final da Copa do Nordeste, partida em que o clube enfrentou o Fortaleza, na Arena Castelão, no Ceará.

O mesmo vídeo já havia sido usado, em abril deste ano, em outro conteúdo desinformativo, que foi verificado pela Lupa na ocasião.

Em nota, a PM informou que os torcedores “foram vistoriados e escoltados até o estádio” e que “nada de ilícito foi encontrado”. Ainda de acordo com a polícia, as abordagens são realizadas para garantir a segurança e evitar tumultos entre as torcidas.

A Torcida Jovem do Sport publicou em sua página no Facebook, em 4 de abril, uma nota de agradecimento à polícia do Ceará pelo “tratamento e respeito mútuo” e por ter prontamente consultado o CNPJ da Torcida e corrigido “o mal entendido”.

Em 30 de outubro, data da votação do segundo turno, a Polícia Rodoviária Federal fez diversas operações no Nordeste, interferindo nas viagens dos transportes públicos e privados.

Na véspera (29), o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, havia proibido a Polícia Rodoviária Federal de realizar qualquer operação contra ônibus e veículos do transporte público. O vídeo analisado pelo Papo Reto no Zap não tem qualquer relação com as abordagens ocorridas no Nordeste. 

Outra variação desse conteúdo desinformativo aponta que as pessoas abordadas no vídeo seriam “apoiadores do PT” e “sem-terra” que teriam iniciado uma invasão de sítios apoiada por Lula. O AFP Checamos desmentiu o material.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Evelyn Fagundes

Jornalista em formação pela PUC-SP, instituição onde desenvolve sua pesquisa sobre as obras do Racionais MC's. Mãe de pet e planta, canceriana e apaixonada por música. Correspondente de Guarulhos, na Grande São Paulo, desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE