APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Magno Borges/ Agência Mural

Por: Jacqueline Maria da Silva

Notícia

Publicado em 22.09.2023 | 13:39 | Alterado em 26.09.2023 | 7:09

Tempo de leitura: 3 min(s)

Foi se perdendo nas escadas de uma estação de metrô, em 2007, que Rosana Andrade, 40, da periferia da zona norte de São Paulo, encontrou um posto do Centro de Valorização da Vida (CVV). “Eu olhei e recordei de uma propaganda que eu vi na televisão quando eu era criança”.

A semente já estava plantada, mas com a vida conturbada, aquele não era o momento para ela se comprometer com um voluntariado.

Tempos depois, em 2012, Rosana realizou dois sonhos: terminar a faculdade de serviço social, como bolsista do Educafro, e comprar o imóvel dos sonhos. Grata pelas conquistas, recordou daquele dia em que havia se perdido: “resolvi retribuir tudo de bom que estava recebendo”.

Fez a inscrição como voluntária no CVV, realizou o curso preparatório e iniciou os atendimentos, que manteve até 2018. Foi nesse ano que a servidora pública sofreu um acidente de carro muito grave em uma viagem para Goiás.

“O carro capotou três vezes, deu perda, mas eu não tive nada e sai daquele acidente e ilesa”, conta. Crente que esse era um chamado para o trabalho voluntário, Rosana passou a assumir outros compromissos no CVV, chegando à coordenação regional de São Paulo e, recentemente, à Comissão Nacional de Estudos, responsável por captar e formar voluntários.

Para ela, após a campanha do setembro amarelo, o tema tornou-se mais conhecido, porém o aumento de voluntários não é proporcional.

“A gente tem o desafio de ampliar o número de voluntários para aumentar a disponibilidade de atendimento, para que o serviço chegue em quem realmente precisa, principalmente nas periferias”.

Não é só quem está em busca de atendimento que ganha. Do outro lado da linha, no CVV, Rosana encontrou a oportunidade de contribuir para melhorar a sociedade e a si. “Quando a gente oportuniza trabalhar numa causa humanitária, eu também trabalho a minha humanidade”.

Ela reforça que tenta passar aos futuros voluntários a importância de ouvir o próximo com presença, e que o acolhimento não serve só nas horas de crise. “O suicídio é um processo. E quanto mais a gente oferece escuta, mais estamos atuando nessa prevenção”.

Matheus Pigozzi/ Agência Mural

Matheus Pigozzi/ Agência Mural

Matheus Pigozzi/ Agência Mural

Matheus Pigozzi/ Agência Mural

Matheus Pigozzi/ Agência Mural

Matheus Pigozzi/ Agência Mural

Transformando vidas

Graças ao trabalho, viveu situações marcantes, que transformaram sua vida. Em uma delas estava em um salão de beleza e comentou sobre seu trabalho no CVV. Foi então que percebeu o interesse de uma moça com idade aproximada de 20 anos.

“Ela me olhou e me mostrou os pulsos, com marcas de cortes. Percebi que não queria que outras pessoas soubessem e comecei a falar do CVV de uma maneira sutil, explicando como funcionava e como alguém poderia acessar. Eu vi a alegria dela por conhecer esse serviço e por saber que poderia ser acolhida”.

Na segunda situação, uma senhora conhecida a procurou em busca de aconselhamento.”Ela estava desesperada porque o filho falava de suicídio. “Eu disse para ela conversar com ele, acolher e dizer que você está com medo de perdê-lo, para abrir o coração para ele”.

Dias depois, um lindo agradecimento chegou em seu celular: “Eu estava fazendo o curso de psicologia na época, e senti que estava fazendo a coisa certa. Foi muito significativo ter ajudado aquela mãe”.

Na prática, ela acredita que muitas coisas mudaram em sua personalidade, dentre elas, o exercício da paciência e da compreensão, em um caminho de aprimoramento sem fim. “A escuta é algo terapêutico. Que a gente consiga escutar uns aos outros e oferecer essa escuta ativa de qualidade a quem precisa”.

A pedido da entrevistada, o nome foi modificado para preservar sua identidade.

report_for_the_world

Esta reportagem foi produzida com apoio da Report For The World

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jacqueline Maria da Silva

Jornalista formada pela Uninove. Capricorniana raiz. Poetisa. Ama natureza e as pessoas. Adora passear. Quer mudar o mundo e tornar o planeta um lugar melhor por meio da comunicação. Correspondente de Cidade Ademar desde 2021. Em agosto de 2023, passou a fazer parte da Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE