APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Distritos da zona norte têm 30 pontos irregulares de entulho para cada ecoponto

Prefeitura da Vila Maria / Vila Guilherme estima 89 vias com descarte de entulho e lixo. Infração dá multa de até R$ 17,3 mil e apreensão do veículo usado na prática

Image

Por: Redação

Publicado em 16.08.2018 | 17:57 | Alterado em 16.08.2018 | 17:57

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

Lateral da escola infantil Carolina Maria de Jesus antes da revitalização (Reprodução)

Imagine 185 toneladas de entulho e lixo, algo como uma pilha de 110 caixas d’água de mil litros ou uma fila com 2.200 carrinhos de mão cheios. Esse foi o volume de materiais descartados irregularmente nas ruas dos distritos de Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, na zona norte, e recolhidos pela prefeitura no mês de julho.

Estima-se em 89 os pontos clandestinos de descarte na região. Para enfrentar esse problema, a regional de Vila Maria / Vila Guilherme está instalando placas de alerta em pontos viciados de descarte, que também estão sendo revitalizados. Quem for flagrado cometendo essa infração está sujeito a multas de até R$ 17,3 mil e apreensão do veículo utilizado para a prática.

O primeiro local a receber a novidade foi a avenida Sargento Miguel de Souza Filho, no Jardim Japão. A intervenção ocorreu na calçada e no acesso lateral ao Centro de Educação Infantil (CEI) Carolina Maria de Jesus. A unidade atende 156 crianças, de 1 e 2 anos, em período integral.

Solaine Valério, 35, administrativa da instituição, diz que, desde a inauguração, no início de 2018, fez vários pedidos de melhoria à prefeitura. Um dos acessos à unidade, conhecido como “beco”, foi limpo e recebeu nova pintura. Floreiras na calçada e no muro foram instaladas, além de placa informativa, com alerta da infração e endereços dos ecopontos.

Image

Novo visual para o beco de acesso à CEI Carolina Maria de Jesus (Sidney Pereira/32xSP)

Antes, a área estava degradada. “Aqui tinha entulho, lixo doméstico e até animais mortos”, destaca a coordenadora pedagógica da escola, Fernanda Ramos, 26. Ela afirma que flagrou pessoalmente o descarte clandestino. “Uma vez cheguei a tirar a foto de um homem jogando lixo. Fotografei a placa do carro, ele viu, mas não parou”, conta.

As funcionárias dizem que a revitalização do local é válida. “É uma tentativa de deixar tudo em ordem. Os pais dos alunos também foram conscientizados a avisar os vizinhos e manter a limpeza.”

LEIA TAMBÉM:
Lixo, lazer e cultura: os grandes desafios na Vila Maria / Vila Guilherme
Sem Ecoponto, Jardim Helena sofre com ponto viciado de lixo

No ecoponto da Vila Guilherme, o aposentado Joaquim Rodrigues, 83, conta que veio do Pari, do outro lado da marginal Tietê, para “fazer a coisa certa e trazer dois saquinhos de entulho”. “É de uma obra pequena em casa”, explica.

Rodrigues mora há 70 anos na região e culpa os catadores de materiais recicláveis pela sujeira nas vias. “Para se livrar de algum traste, as pessoas dão uns trocados para os carroceiros e eles jogam tudo nas ruas”, acusa.

No mês de julho, os ecopontos da prefeitura regional de Vila Maria / Vila Guilherme receberam 824 toneladas de descarte, desde pequenos sacos de entulho até grandes objetos e materiais recicláveis. Os principais itens são cimento, restos de construção, tijolos e madeiras.

Em toda a cidade, são 102 locais para entrega voluntária desses materiais. Segundo a prefeitura, a finalidade principal dos ecopontos é evitar enchentes e problemas na saúde pública.

Descarte irregular de entulho na V.Maria / V.Guilherme – 32xSP

Nos distritos de Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, na zona norte, a quantidade de vias com descarte irregular de entulho e lixo é 30 vezes maior do que o número de ecopontos na região. Leia na matéria: http://bit.ly/32entulho

Posted by 32xSP on Thursday, August 16, 2018

SERVIÇO

Ecoponto Vila Guilherme: Rua José Bernardo Pinto, 1480
Ecoponto Vila Maria: Rua Curuçá, 1700
Ecoponto Vila Sabrina: Avenida do Poeta, 931

Horário de funcionamento:
Segunda-feira a sábado – das 6h às 22h
Domingos e feriados – das 6h às 18h

Disque-Limpeza: 0800-7777156

Saiba onde descartar corretamente o seu lixo

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE